Ficha de Inscrição

Curso de 10 dias de meditação Vipassana
Perto de Tavira, Algarve
de 5 a 16 de Novembro 2014
Step 1
 
Para se candidatar a um lugar neste curso, por favor preencha este formulário em três passos. Utilize o botão Avançar e Anterior na parte inferior de cada página para navegar de um passo para outro. Deve responder a todas as questões de forma completa. Todas as informações serão mantidas estritamente confidenciais. Se não for contactado por nós em relação ao curso em que se está a inscrever dentro de duas semanas ou mais, entre em contacto connosco por telefone ou fax para para se certificar que o seu pedido foi recebido.

Por favor note que tem de dar respostas completas e detalhadas A TODAS AS PERGUNTAS para que a sua inscrição seja tida em conta. Por favor não hesite em dar respostas honestas e completas em cada espaço em branco.

Por favor, leia o Código de Disciplina abaixo com muita atenção, ser-lhe-à pedido para segui-lo durante o curso. Antes de enviar o formulário, ser-lhe-à solicitado que o assine para certificar de que o leu.

Introdução à Técnica



Vipassana é uma das mais antigas técnicas de meditação da Índia. Perdida há muito pela humanidade, foi redescoberta por Gautama, o Buda, há mais de 2500 anos. Vipassana quer dizer ver as coisas como realmente são: é o processo da auto-purificação através da auto-observação. Inicia-se observando a respiração natural com o objetivo de concentrar a mente. Com essa consciência plenamente dirigida, segue-se a observação da natureza mutável do corpo e da mente e a experiência das verdades universais da impermanência, do sofrimento e da ausência de ego. Esta realização da verdade através da experiência direta é o processo da purificação. O caminho todo (Dhamma) é um remédio universal para problemas universais e não tem nada que ver com qualquer religião organizada ou sectarismo. Por isso, pode ser praticado livremente por todos em qualquer lugar ou em qualquer momento, sem criar conflitos entre raças, castas ou religiões, provando ser igualmente benéfico para todos e cada um.

O que Vipassana não é:
  • Não é um rito ou um ritual baseado na fé cega.
  • Não é um entretimento intelectual ou filosófico.
  • Não é uma cura de repouso, umas férias, ou uma oportunidade para socializar.
  • Não é uma fuga às provações e atribulações da vida diária.

O que Vipassana é:
  • Uma técnica para erradicar o sofrimento.
  • Uma arte de viver que permite fazer contribuições positivas à sociedade.
  • Um método de purificação mental que nos permite enfrentar todas as tensões e problemas da vida de uma forma calma e equilibrada.

A meditação Vipassana tem como objectivo alcançar as metas espirituais mais elevadas que conduzem à libertação total e à iluminação plena. O seu objetivo nunca é simplesmente curar doenças físicas, porém, em consequência da purificação mental, muitas doenças psicossomáticas são eliminadas. Efetivamente, Vipassana elimina as três causas de toda a infelicidade: avidez, aversão e ignorância. Com a prática contínua, a meditação liberta as tensões desenvolvidas durante a vida diária, desfazendo os nós criados por velhos hábitos de reacção desequilibrada a situações agradáveis e desagradáveis.
Apesar da técnica Vipassana ter sido desenvolvida por Buda, a sua prática não se limita aos budistas, não existindo qualquer tipo de conversão. A técnica funciona segundo um conceito básico muito simples e uma vez que todos os seres humanos partilham problemas semelhantes, uma técnica que possa eliminar esses mesmos problemas terá uma aplicação universal. Os benefícios produzidos pela meditação Vipassana têm sido experimentados por pessoas das mais diversas crenças religiosas, sem terem tido qualquer conflito com a fé que professam.


Meditaçao e Autodisciplina

O processo introspetivo de Auto purificação nunca é fácil – é um trabalho muito árduo. O praticante alcança, pelos seus próprios esforços, as suas realizações - ninguém pode fazê-lo por ele. Portanto, a meditação servirá apenas aqueles que desejam trabalhar seriamente e cumprir a disciplina, que existe para o seu próprio benefício e proteção. As regras e normas são parte integral da prática meditativa.
Dez dias são certamente um período muito curto para penetrar nos níveis mais profundos do inconsciente e aprender como eliminar os bloqueios mais profundos. A continuidade da prática em isolamento é o segredo do êxito desta técnica. As regras e regulamentos foram estabelecidas, não para beneficiar o professor ou a organização do curso. Nem tão pouco são expressões negativas da tradição, tal como a ortodoxia ou a fé cega nalguma religião organizada, muito pelo contrário, são resultado da experiência prática de milhares de meditadores ao longo dos anos, sendo igualmente científicas e racionais. Cumprir as regras cria um ambiente facilitador à meditação, rompê-las contamina o ambiente.
O praticante deverá permanecer durante o período completo do curso. Além dessa, outras regras deverão ser lidas e consideradas. Apenas aqueles que honestamente sentem poder seguir escrupulosamente a disciplina, deverão solicitar a admissão a um curso. Aqueles que não se sentirem preparados para fazer esse esforço perderão o seu tempo e, pior ainda, poderão causar perturbação àqueles que desejem trabalhar seriamente. O praticante é avisado que lhe será desaconselhável e prejudicial abandonar o curso antes deste terminar, por considerar a disciplina demasiado rígida. Será igualmente lamentável se, apesar de repetidos avisos, o praticante não cumprir as regras e tiver que ser convidado a partir.


Pessoas com Perturbações Mentais Graves

Ocasionalmente, surgem nos cursos de Vipassana pessoas com perturbações mentais, tendo expectativas pouco realistas de que a técnica poderá curar ou aliviar essas perturbações. Uma história prolongada de tratamentos diversos e relações interpessoais instáveis pode dificultar que tais pessoas beneficiem ou consigam completar um curso de dez dias. Enquanto organização voluntária não profissional, é-nos impossível receber e cuidar de pessoas com estas características. Apesar de a meditação Vipassana ser benéfica para a maior parte das pessoas, não é substituto para tratamento médico ou psiquiátrico e não a recomendamos para pessoas com distúrbios psiquiátricos graves.


O Código de Disciplina

A base desta prática é sila --conduta ética e moral. Sila fornece a base para o desenvolvimento de samadhi --concentração da mente. A purificação do processo mental é alcançada através de panna --a sabedoria da visão interior (insight).

Os Preceitos
Todos aqueles que venham a participar num curso de Vipassana devem comprometer-se a cumprir rigorosamente, durante a duração do curso, os cinco preceitos seguintes:
  • 1. Abster-se de matar qualquer ser vivo;
  • 2. Abster-se de roubar;
  • 3. Abster-se de qualquer conduta sexual;
  • 4. Abster-se de mentir;
  • 5. Abster-se de ingerir qualquer tipo de intoxicante.

Existem três preceitos adicionais que os praticantes mais antigos (aqueles que já tenham participado num curso de nove ou dez dias de S.N. Goenka ou um dos seus professores-assistentes) devem cumprir:
  • 6. Abster-se de comer depois do meio-dia;
  • 7. Abster-se de entretimentos sensoriais e uso de adornos;
  • 8. Abster-se de usar camas altas ou luxuosas.

Quanto ao sexto preceito, os praticantes mais antigos poderão tomar apenas chá de ervas ou sumo de fruta no intervalo das 17 horas, enquanto que os mais novos poderão tomar chá com leite e alguma fruta. O professor poderá dispensar os praticantes antigos deste preceito por motivos de saúde.

Aceitação do Professor e da Técnica
Os praticantes devem estar dispostos a aceitar totalmente todas as instruções e orientações do professor durante o curso, isto é, cumprir a disciplina e meditar exactamente de acordo com as instruções sem omitir ou acrescentar mais nada. Só com uma atitude de grande confiança poderá o praticante trabalhar com rigor e diligência, embora com discernimento e compreensão, nunca com submissão cega. Tal confiança no professor e na técnica é essencial para o êxito da meditação.

Outras Técnicas, Ritos e Formas de Culto
É absolutamente imprescindível que durante o curso sejam suspendidas todas as formas de oração, práticas de culto ou de cerimónia religiosa; o queimar de incensos, a contagem de contas, o recitar mantras, cantar e dançar, o jejum total. Todas as outras técnicas de meditação e práticas de cura espiritual deverão ser suspensas. Isto não significa condenação, mas sim uma necessidade de dar uma oportunidade à técnica de Vipassana de se manifestar em toda a sua força e pureza.
Os praticantes são advertidos firmemente que a mistura deliberada de outras técnicas de meditação com Vipassana não só impedirá o seu progresso como o fará retroceder. Apesar de advertências repetidas pelo professor, existiram casos no passado em que praticantes misturaram intencionalmente esta técnica com rituais de outras práticas, prejudicando-se. Qualquer tipo de dúvida ou confusão que surja poderá ser sempre esclarecida pelo professor.

Entrevistas Com o Professor
Problemas ou qualquer tipo de confusão relativos à meditação devem ser apresentados unicamente ao professor para o devido esclarecimento. O período entre o meio-dia e a uma hora da tarde está reservado para entrevistas individuais. Podem também ser feitas perguntas em público entre as nove horas e nove e meia da noite, na sala de meditação.
O tempo dedicado às entrevistas e perguntas tem unicamente o objetivo de esclarecer problemas práticos que digam respeito à técnica, não devendo ser visto como uma oportunidade para debater assuntos filosóficos ou envolver-se em argumentos intelectuais. A meditação Vipassana é única em si mesma e os praticantes devem concentrar-se exclusivamente em pô-la em prática.

Nobre Silêncio
Todos os praticantes devem respeitar o Nobre silêncio desde o início do curso até à manhã do último dia completo. Nobre silêncio significa silêncio de corpo, palavra c mente. Não é permitido qualquer tipo de comunicação entre os praticantes, incluindo gestos, palavras, notas escritas, etc...
Os praticantes podem falar com o professor quando considerarem necessário, assim como dirigir-se aos organizadores para problemas relativos à comida, acomodação, saúde, etc... Todavia, também esses contactos devem ser reduzidos ao mínimo, devendo os praticantes cultivar o sentimento de que estão a trabalhar em isolamento.

Casais
Mantem-se uma completa segregação dos sexos durante o curso. Os parceiros, casados ou não, não devem ter qualquer contacto durante todo o curso. O mesmo aplica-se aos amigos ou membros da mesma família..

Contacto Físico
É importante que durante o curso não haja qualquer tipo de contacto físico entre pessoas do mesmo sexo ou do sexo oposto.

Ioga e Exercício Físico
Embora o ioga e outros exercícios físicos sejam compatíveis com a prática de Vipassana, devem ser suspendidos durante o curso por falta de condições adequadas para o executar em isolamento. Também não é permitida a corrida. Os praticantes podem fazer exercício durante os períodos de descanso, caminhando nas áreas designadas para tal.

Talismãs, Rosários, Objetos Religiosos, etc.
Nenhum destes objetos deve ser trazido para o curso. Porém, se alguém o fizer inadvertidamente, deve deixá-los sob custódia dos organizadores durante o curso.

Drogas e Intoxicantes
Não é permitido trazer para o curso drogas, álcool ou intoxicantes, bem como tranquilizantes ou qualquer tipo de sedativos. Quem estiver a tomar medicamentos ou drogas com prescrição médica deve avisar o professor.

Tabaco
Para o bem-estar, saúde e comodidade dos outros praticantes, não é permitido fumar, mascar ou cheirar rapé durante o curso.

Alimentação
Como não é possível satisfazer as preferências especiais de todos os meditadores, pede-se a todos que gentilmente aceitem e se conformem com uma alimentação vegetariana simples. A organização do curso esforça-se por preparar uma alimentação completa e equilibrada, própria para a meditação. Se alguém estiver a seguir uma dieta especial por razões de saúde, deve informar a organização no momento da inscrição. O jejum não é permitido.

Vestuário
A roupa deve ser simples, modesta e confortável. Não devem ser usadas roupas transparentes, decotadas, apertadas ou insinuantes, tais como calções, minissaias, roupa sem mangas, tops, etc. Não são permitidos banhos de sol e nudez parcial, para evitar a distração dos demais.

Limpeza e Higiene
Os meditadores irão viver e trabalhar em espaços comuns, pelo que é importante tomarem banho com regularidade e manterem as roupas limpas. Não há serviço de lavandaria, por isso terão que lavar a sua própria roupa. Banhos e lavagem de roupa poderão ser feitos apenas durante os períodos de descanso e não durante o tempo de meditação.

Contactos com o Exterior
Os meditadores devem manter-se dentro do local onde se dá o curso durante os dez dias. Poderão sair apenas com o consentimento do professor. A comunicação com o exterior, incluindo cartas, telefonemas e visitas, não é autorizada antes do fim do curso. Telemóveis, bips e outros aparelhos eletrónicos devem ser entregues aos organizadores. Em caso de emergência, um amigo ou parente poderá contactar a organização.

Música, Leitura e Escrita
Não são permitidos instrumentos musicais, rádios, etc. Também não se deve trazer para o curso material de leitura ou de escrita. Os meditadores não devem distrair-se tomando notas. As restrições quanto à leitura e escrita têm por objetivo enfatizar a natureza estritamente prática da meditação Vipassana.

Gravadores e Máquinas Fotográficas
Não são permitidos, exceto com a permissão do professor.


Financiamento do Curso

De acordo com a tradição original da meditação Vipassana, os cursos são financiados exclusivamente através de doações, as quais apenas são aceites de praticantes antigos, que já completaram um ou mais cursos com S.N. Goenka ou com os seus professores-assistentes. Os novos alunos podem fazer uma doação no final do curso ou em qualquer outro momento posterior.
Deste modo, os cursos são mantidos apenas por aqueles que já verificaram por si mesmos os benefícios desta prática. Desejando partilhar os benefícios com outros, podem fazer uma doação de acordo com a respetiva disponibilidade. Essas doações são a única fonte de financiamento para realizar os cursos em todo o mundo. Não existe qualquer fundação ou patrocinador individual por detrás destes cursos. Nem os professores ou organizadores recebem qualquer tipo de pagamento pelo seu trabalho. Desta maneira, a difusão da prática de Vipassana é levada por diante com um objetivo puro e liberto de qualquer contaminação comercial.
A doação, quer seja grande ou pequena, deve ser feita com o intento de ajudar os outros: O curso que realizei foi financiado por estudantes mais antigos; deixem-me agora doar algo para suportar o custo de um próximo curso, para que outros possam também beneficiar desta técnica.


Resumo

Podemos clarificar o espírito que anima as normas e a disciplina da seguinte maneira:
Tenha o maior cuidado para que os seus atos não perturbem ninguém. Não faça caso das distrações causadas pelos outros.
É possível que algum praticante não entenda as razões práticas para uma ou mais regras estabelecidas. Em vez de permitir que se desenvolvam dúvidas e negatividade, deve procurar imediatamente esclarecimento junto do professor
A única forma de o praticante obter um bom conhecimento da prática e ter benefícios, é trabalhando com disciplina e fazendo o máximo esforço durante o curso A ênfase durante o curso é no trabalho; a regra de ouro é trabalhar como se o indivíduo estivesse sozinho no curso, ignorando toda e qualquer distração e inconvenientes que possam surgir, trabalhando com a mente virada para dentro.
Finalmente diremos que os estudantes devem estar conscientes que o seu progresso em Vipassana depende unicamente das boas qualidades que possuam e do seu desenvolvimento pessoal, assim como de cinco fatores: esforço sincero (viriya), confiança (saddhâ), sinceridade (sacca), saúde e sabedoria (paññâ).
Que toda esta informação o ajude a retirar o maior beneficio possível do seu curso de meditação. Ficamos felizes por ter a oportunidade de o servir e desejamos-lhe paz e harmonia na sua experiência de Vipassana.


HORÁRIO

O seguinte horário do Curso foi estudado para manter a continuidade da prática. Os estudantes são aconselhados a cumpri-lo com o maior rigor possível para obter os melhores resultados.

4:00 ---------------------Despertar

4:30-6:30 ----------------Meditar na Sala de Meditação ou no seu quarto 

6:30-8:00 ----------------Pequeno-almoço

8:00-9:00 ----------------MEDITAÇÃO DE GRUPO NA SALA DE MEDITAÇÃO

9:00-11:00 ---------------Meditar na Sala de Meditação ou no seu quarto,

                              segundo conselho do professor

11:00-12:00 --------------Almoço

12:00-13:00 --------------Descanso, e entrevistas com o professor

13:00-14:30 ----------------Meditar na Sala de Meditação ou no seu quarto

14:30-15:30 ----------------MEDITAÇÃO DE GRUPO NA SALA DE MEDITAÇÃO

15:30-17:00 ----------------Meditar na Sala de Meditação ou no seu quarto,

                              segundo conselho do professor

17:00-18:00 ----------------Lanche e descanso

18:00-19:00 ----------------MEDITAÇÃO DE GRUPO NA SALA DE MEDITAÇÃO

19:00-20:15 ----------------Palestra do professor na sala de Meditação

20:15-21:00 ----------------MEDITAÇÃO DE GRUPO NA SALA DE MEDITAÇÃO

21:00-21:30 ----------------Período de perguntas na sala

21:30 ---------------------Recolher e apagar luzes

 
Por favor, note que o envio de informações através da Internet não é seguro e está sujeito à intercetação por terceiros durante a sua transmissão. Se está preocupado com a possibilidade de riscos de segurança da sua informação confidencial enquanto ela estiver na Internet, NÃO USE ESTE FORMULÁRIO. Em vez disso, pressione o botão versão para impressão abaixo, imprima a ficha, preencha-a e envie-a por email para o endereço abaixo.

Toda a informação facultada durante o processo de inscrição será tratada confidencialmente. Alguma da informação será processada no computador. Ao preencher este formulário dá o seu consentimento ao armazenamento e uso desta informação por parte dos organizadores do curso e da Associação Vipassana Portugal, conforme descrito na política de privacidade, aplicável onde o curso, para o qual se está a inscrever, será realizado. Uma cópia da mesma pode ser obtida a partir do Comité de Inscrições ou no local do curso após a sua chegada.


Por favor clique num dos botões Avançar abaixo para continuar com a inscrição online. A opção Avançar (Seguro) encripta as informações que digitar, mas alguns navegadores e firewalls impedem a sua utilização. Se estiver a ter problemas com a opção Seguro então pode escolher o botão padrão de Avançar ou escolher ainda enviar por email como descrito acima.
 

1



Comentários